1935 –

Biografia

Gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa, professora. Maria Bonomi veio para o Brasil em 1946, fixando-se em São Paulo. Estudou pintura e desenho com Yolanda Mohalyi em 1951, e com Karl Plattner em 1953. No ano seguinte, iniciou-se em gravura com Lívio Abramo .Em, 1955 em São Paulo SP na 3ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão das Nações foi premiada como a mais jovem expositora.
Realizou a sua primeira individual em São Paulo, em 1956. Nesse ano, recebeu bolsa de estudos da Ingram-Merrill Foundation e estudou no Pratt Institute Graphics Center, em Nova York, com o pintor Seong Moy. Em paralelo, cursou gravura com Hans Müller e teoria da arte com Meyer Schapiro, na Columbia University, também em Nova York. De volta ao Brasil, freqüentou a Oficina de Gravura em Metal com Johnny Friedlaender, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ, em 1959. Nesse mesmo ano,na 5ª Bienal Internacional de São Paulo, no MAM/SP recebeu o prêmio aquisição.No ano seguinte, em São Paulo, fundou o Estúdio Gravura , com Lívio Abramo, de quem foi assistente até 1964 e anhou medalha de prata no 9º Salão Paulista de Arte Moderna, na Galeria Prestes Maia. Em,1961 na- 6ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão Ciccilo Matarazzo Sobrinho – foi premiada com aquisição e na – 8ª Bienal Internacional de São Paulo – melhor gravador nacional, em1966 no 3º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal como melhor gravador nacional em 1971 – no 3º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP também com o prêmio melhor gravadora nacional.
Por duas vezes na 8ºe 9ª Bienal Internacional de Gravura,em 1969 e 1971,na Liubliana (Iugoslávia – atual Eslovênia) recebeu prêmio aquisição em xilogravura.
A partir dos anos 1970, passa a dedicar-se também à escultura,produz painéis de grandes proporções para espaços públicos. Em 1999, defendeu a tese de doutorado intitulada Arte Pública. Sistema Expressivo/Anterioridade, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.

Maria Bonomi
Maria Bonomi
Sem título - gravura - tiragem 1/2 - 13/20 - medindo 150x33cm.- assinado e datado 2002 no canto inferior direito.