Desde 1943

Biografia

Estudou pintura com Ivan Serpa no MAM/RJ em 1965 e em 1969 – participou de Paris (França) – Coletiva, no Musée d Art Moderne de la Ville de Paris,no 18º Salão Nacional de Arte Moderna e ganhou o grande prêmio de viagem ao exterior- no 1º Salão de Verão, no MAM/RJ – e o prêmio aquisição no- Salão da Bússola, no MAM/RJ.
Em 1970 o prêmio aquisição no Salão de Belo Horizonte e participou – da Art Brésilienne Contemporain, no Musée d Art e d Histoire na Suiça; 2º Panorama de Arte Atual Brasileira, MAM/SP.
Em 1971 participou da Bienal de Paris e11ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal.
Em 1979, em Buenos Aires da Trienal Latino americana del Grabado.
Em 1982, da Brasil 60 Anos de Arte Moderna: Coleção Gilberto Chateaubriand, no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão ,em Portugal e emLondres (Inglaterra) – Brasil 60 Anos de Arte Moderna: Coleção Gilberto Chateaubriand, no Barbican Art Gallery.
Em 1984 – Coleção Gilberto Chateaubriand: retrato e auto-retrato da arte brasileira, no MAM/SP.
Em 1992 – 1º A Caminho de Niterói: Coleção João Sattamini, no Paço Imperial Arte Contemporânea, no MNBA;- Eco-Art, no MAM/RJ;Coleção de Gilberto Chateaubriand , na Galeria de Arte do Sesi;Do Concreto ao Neo-Concreto, no MAM/SP.
Em 1993, A Caminho de Niterói: Coleção João Sattamini, no Paço Imperial;- Arte Moderna Brasileira na Coleção Gilberto Chateaubriand, no MAM/RJ;Brasil, 100 Anos de Arte Moderna: Coleção Sérgio Fadel, no MNBA.
Em 1994 – O Desenho Moderno no Brasil: Coleção Gilberto Chateaubriand, no MAM/RJ.
Em 1995 – Pequim (China) – Papel do Brasil: arte contemporânea, no Palácio das Trabalhadores.
1996 – Rio de Janeiro RJ – Bienal no Rio-Interiores – Coleção Gilberto Chateaubriand, no MAM/RJ e – Panorama Revisitado, no MAM/SP
1998 – Espelho da Bienal, no MAC/Niterói; Coleção Gilberto Chateaubriand, no MAM/RJ E O Moderno e o Contemporâneo na Arte Brasileira: Coleção Gilberto Chateaubriand – MAM/RJ, no Masp.
Em 1999 – Rio de Janeiro RJ – Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no MAM/RJ ; Mostra Rio Gravura: Gravura Moderna Brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes, no MNBA e Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no Itaú Cultural.
Em 2001 – Rio de Janeiro RJ – 9º Universidarte, naUniversidade Estácio de Sá. Galeria Maria Martins e A Imagem do Som de Antônio Carlos Jobim, no Paço Imperial.
Em 2002 – Niterói RJ – A Recente Coleção do MAC, no MAC/Niterói , Coleção Sattamini: esculturas e objetos, no MAC/Niterói Diálogo, Antagonismo e Replicação na Coleção Sattamini, no MAC/Niterói ;- Caminhos do Contemporâneo 1952-2002, no Paço Imperial e Mapa do Agora: arte brasileira recente na Coleção João Sattamini do MAC/Niterói, no Instituto Tomie Ohtake.
Em 2003 – Iowa City (Estados Unidos) – Layers of Brazilian Art, no Faulconer Gallery ; Projeto Brazilianart, no Almacén Galeria de Arte.
Em 2004 – Rio de Janeiro RJ – 30 Artistas, no Mercedes Viegas Escritório de Arte ; O Preço da Sedução: do espartilho ao silicone, no Itaú Cultural.

Wanda Pimentel
Wanda Pimentel
Geometria / Flores - serigrafia sobre papel markatto concetto bianco - tiragem 13/100 - medindo 65x54cm. (Certificado do Clube de Colecionadores de Gravura do MAM - São Paulo, edição 2017).