1925 à 2010

Biografia

Antônio Batista de Sousa (Antônio Poteiro) nasceu em Santa Cristina de Pousa, em Portugal. Veio para o Brasil quando criança, morou sucessivamente em São Paulo e Minas Gerais, viveu um ano e meio na Ilha do Bananal entre os Carajás e, finalmente, radicou-se em Goiânia. Ganhou a vida como fabricante de cerâmica utilitária (de onde lhe adveio o epíteto de Poteiro), aos poucos imprimiu qualidade artística a seus potes, estimulado por Antonio de Melo e pela pintora e folclorista Regina Lacerda. Com o passar dos anos muitos de seus potes assumiriam a condição de autênticas esculturas em cerâmica, superando pela carga estética sua condição primeira de simples recipientes caseiros para revelar, na forma cada vez mais complexa e na elaborada ornamentação, uma imaginação dominada pelo insólito e o fantástico. Posteriormente começou a pintar, a conselho de Siron Franco e de outros artistas goianos, carregou para a pintura os mesmos elementos utilizados em suas peças cerâmicas, priorizando uma temática nascida do sonho e do pesadelo, antes de que apreendida diretamente da realidade concreta. à‰, dentre os artistas brasileiros, dos mais conhecidos e apreciados no exterior, em função do enorme número de exposições internacionais de que tem participado desde 1972. Ultimas mostras: 1996 -Exposição de 100 Anos da Bayer no Brasil, na Alemanha e em São Paulo. 2000 – exposição na Manoel Macedo Galeria de Arte, em Belo Horizonte MG. 2003 -Exposição na Fundação Jaime Câmara – Goiânia – GO · 2003 – Exposição na Casa Arte Canoas – Canoas – RS.

Antonio Poteiro
Tartarugas - óleo sobre tela - medindo 60x70cm.- assinado no canto inferior direito e datado 98 no verso. (Com certificado).
Antonio Poteiro
Canhões de pássaros - óleo sobre tela - medindo 91x140cm.- assinado e datado 84 no canto inferior direito. (Registrado no Instituto Antonio Poteiro).