1853 – 1927

Biografia

Benedito Calixto de Jesus nasceu em 1853, em Conceição de Itanhaém, interior do estado de São Paulo. Ele se mudou para Brotas, também no interior de São Paulo, onde iniciou a carreira artística. Fez sua primeira exposição individual em 1881, na sede do Correio Paulistano, em São Paulo. Mudou-se para Santos e fez a decoração do teto do Teatro Guarani. Em 1883, viajou a Paris para estudar desenho e pintura com recursos concedidos pelo Visconde Nicolau Pereira de Campos Vergueiro. Frequentou o ateliê de Raffaelli e a Academia Julien, como aluno de Gustave Boulanger, Jules Lefà¨bvre, Robert Fleury e Bouguereau. Voltou ao Brasil em 1884, indo para Santos, depois em São Vicente. Em 1895, publicou Vila de Itanhaém, o primeiro de uma série de livros relacionados à história, etnografia e arqueologia do litoral paulista. A partir de 1909, realizou decorações e murais para igrejas e conventos do interior de São Paulo. Participou da 1ª Exposição de Arte Brasileira, promovida pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1911.

Benedito Calixto
Benedito Calixto
Marinha - óleo sobre tela colado em madeira - medindo 18x34cm.- assinado no canto inferior direito. (Com certificado Celso Calixto).
Benedito Calixto
Benedito Calixto
Serra de Paranapiacaba com ferrovia - óleo sobre tela - medindo 38x65,5cm.- assinado e datado no canto inferior esquerdo.(Com certificado).