1962

Biografia

David Dalmau Barrus (Barcelona, Espanha, 1962). Artista plástico, fotógrafo e cenógrafo. Desde a infância viajou pelo mundo visitando galerias e museus com seu pai, um colecionador de arte e homem de negócios. Após esta rica e diversificada experiência, o jovem Dalmau cursa Arquitetura, Economia e Aviação, embora sempre tenha declarado seu interesse e preferência pelas artes.
Em 1982, Dalmau deixa os Estados Unidos e realiza um de seus sonhos, indo viver na Europa. Estabelece-se em uma antiga casa de pescadores em Sitges, perto de Barcelona, onde seu tio Pepe tinha um pequeno estúdio, e finalmente passa a dedicar-se por completo à pintura, descobrindo seu próprio estilo e potencial para temas diferenciados, característica que cultua até hoje.
Suas pinturas têm a tradição do expressionismo figurativo europeu, destacando os temas urbanos; sua técnica combina simplicidade e sofisticação com brilhante uso de cores, em imagem de festas, multidões anônimas e a tão almejada e utópica felicidade eterna. Em princípios da década de 90 Dalmau visita o Brasil para participar, como curador assistente, da 21a Bienal Internacional de São Paulo; essa experiência representou um estímulo adicional para que este artista sempre em busca do novo decidisse residir no Brasil, abrindo seu ateliê e galeria de arte na capital paulista.
Hoje, dependendo de sua agenda de exposições, passa o ano circulando por São Paulo e pelas cidades de Miami e Barcelona. Seus trabalhos são expostos por representantes ou galerias na América, Europa e Ásia. Dalmau trabalhou também algum tempo para companhias importantes com licenciamento de imagens, mas nunca deixou de comprovar sua humanidade e engajamento colaborando com campanhas e executando trabalhos sociais.

Dalmau
Sem título - acrílico sobre tela - medindo 123x143cm.- assinado no canto inferior direito.