Djanira
1914 – 1979
Biografia
Djanira da Motta e Silva (Avaré, São Paulo, 1914 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1979). Pintora, desenhista, cartazista e gravadora. Cresce na cidade catarinense de Porto União. Começa a pintar, como autodidata já adulta, em 1940. Convidada por Emeric Marcier, estagia com ele durante cinco meses e expõe no ano seguinte, em 1942. Depois, realiza série de exposições pelo país, sendo premiada em importantes eventos, além da participação com êxito em várias mostras internacionais.
Faz várias viagens pelo Brasil, principalmente, ao Maranhão e à Bahia, que lhe permitiram conhecer os mais variados costumes e movimentos folclóricos, o que contribui para a riqueza cromática, desenho e composição de suas obras, ao mesmo tempo em que sua técnica despojada também evoluí.
Consagrada pela visão muito peculiar da criação plástica, falece no Rio de Janeiro (RJ), deixando uma produção original com temas como lavradoras em atividade no campo, fachadas e figuras do povo, paisagens no interior, brincadeiras de crianças, celebração de anjos e orixás etc.
Nenhum produto foi encontrado para a sua seleção.