1956

Biografia

Luiz Otávio Salameh Braga (Belém, Pará, 1956). Fotógrafo. Conhecido como “fotógrafo amazônico” por sua vasta obra retratando cores, pessoas e paisagens da região, especialmente de sua cidade natal, destaca-se pela particularidade de sua obra e por sua inventividade na exploração dos diversos elementos que compõem a arte de fotografar: luz, câmera e revelação.
Autodidata, começa a fotografar aos 11 anos. Em 1975 inicia a trajetória profissional nas áreas de retrato, publicidade e arquitetura e ingressa na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde se forma em 1983. Colabora com o jornal O Estado do Pará, em 1978, e cria o tabloide Zeppelin, no qual exerce as funções de editor e fotógrafo até 1980. Em 1979 realiza sua primeira mostra individual, I Portifólio, com imagens em preto e branco de caráter documental, buscando, sobretudo, captar flagrantes do cotidiano: são retratos de cenas de rua e de trabalhadores ribeirinhos. Suas principais referências são nomes históricos ligados ao fotojornalismo nacional e internacional, como Henry Cartier-Bresson (1908-2004), Jean Manzon (1915-1990) e José Medeiros (1921-1990), além de profissionais que atuam na revista Realidade como Maureen Bisilliat (1931) e Walter Firmo (1937).
Com suas fotografias, Luiz Braga revela ao Brasil uma parte que o próprio país desconhece ou se esquece. Em constante exploração de suas ferramentas, subverte cores, luzes e materiais. Por tudo isso, é um nome importante para a fotografia brasileira.

Nenhum produto foi encontrado para a sua seleção.