Nicola Petti
Exibindo um único resultado
1904 – 1984
Biografia
No dia 9 de Maio de 1904, nasce em Rio Claro Nicola Petti. É no aconchego doméstico que transcorre a infância comum do menino, filho do alfaiate Domingos. Realiza os primeiros anos de estudos na escola Joaquim Sales. Mais tarde, na Escola Profissional Masculina, o jovem Nicola incorpora o rigor do oficio de artista, no curso de pintura, sob a orientação do mestre Carlos Hadier, inicia o aprendizado das técnicas. Forma-se em 1923. Posteriormente, segue para a cidade de São Paulo, onde fixa residência. No entanto, a distância não dissiparia o amor pela terra querida.
Durante toda a vida , Nicola Petti participaria do campo cultural de Rio Claro, contribuindo, efetivamente, para o enriquecimento da cidade. Em 1957, é lançado o livro Temos Petróleo, escrito pelo amigo Pimentel Júnior, o Zezé, para o qual Nicola desenhou a capa. Em 1966, funda a Pinacoteca Municipal Pimentel Júnior, em homenagem ao amigo falecido no ano anterior, real idealizador da instituição. Em 1972, lança o livro Gente da Minha Cidade – Rio Claro, com ilustrações a bico-de-pena e textos sobre personagens curiosos da cidade. Ao lado de Ilara Machado, ajuda a instituir o Salão de Belas Artes de Rio Claro, iniciado a partir de 1975. De 1968 a 1980 colabora esporadicamente com o jornal Diário do Rio Claro, escrevendo sobre artes.
Em São Paulo, contribui para o surgimento de outras publicações. Ajuda a fundar a revista Resenha Artistica (1960), e colabora na organização do álbum. Pintores contemporâneos de São Paulo, editado em 1968. Em 1978, funda a Academia Paulista de Belas Artes, onde atua como conselheiro.
Como pintor figurativo, Nicola Petti recebe, ao longo da carreira, inúmeros prêmios em diversas localidades do pais. Entre as muitas premiações destacamos algumas, como a medalha de ouro concedida pelo Prêmio Centenário, em 1957, pela participação na Exposição de Belas Artes – Centenário de Rio Claro.
No Salão Paullista de Belas Artes, realizado em São Paulo, é Laureado diversas vezes. Em 1944, recebe o 2º Premio Prefeitura de São Paulo, ano em que também realizaria a primeira exposição individual na Galeria Itá. Em 1945, ganha a medalha de bronze. Em 1949 conquista a pequena medalha de prata. Recebe a pequena medalha de ouro com a obra Praia Ensolarada, em 1960. Em 1970, conquista a grande medalha de ouro e, em 1973, é laureado com a medalha de Honra.
A pintura de paisagem foi o ênero a que Nicola Petti dedicou-se com maior fôlego, embora tenha realizado também figuras humanas e palhaços multicoloridos, Nicola falece em São Paulo, no dia 11 de julho de 1983, foi um entusiasta, produziu arte e disseminou cultura, e, por isso, sempre será reverenciado. Fonte :rioclarosp.org.br