Desde 1961

Biografia

Fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Cursou publicidade na Fundação Armando àlvares Penteado – Faap, em São Paulo. Em 1983, passou a viver e trabalhar em Nova York. Realiza, desde 1988, séries de trabalhos nas quais investiga, principalmente, temas relativos à memória, à percepção e à representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação. Faz uso de técnicas diversas e emprega nas obras, com freqüência, materiais inusitados como açãºcar, chocolate líquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo e poeira. Em 1988, realizou a série de desenhos The Best of Life, na qual reproduz, de memória, uma parte das famosas fotografias veiculadas pela revista americana Life. Convidado a expor os desenhos, o artista fotografa-os e dá à s fotografias um tratamento de impresSão em periódico, simulando um caráter de realidade à s imagens originárias de sua memória. Com essa operação inaugura sua abordagem das questàµes envolvidas na circulação e retenção de imagens. Nas séries seguintes, que recebem, em geral, o nome do material utilizado – Imagens de Arame, Imagens de Terra, Imagens de Chocolate, Crianças de Açãºcar etc. -, passa a empregar os elementos para recriar figuras referentes tanto ao universo da história da arte como do cotidiano. Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais, normalmente instáveis e perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las. Nessas séries, as fotografias, em edições limitadas, São o produto final do trabalho. Sua obra também se estende para outras experiências artísticas como a earthwork e as questàµes envolvidas no registro dessas criações.

Vik Muniz
Vik Muniz
The football player - serigrafia, pigmentos de nanquim sobre papel japonês de aquarela - ed.46/50 - medindo 112x88cm.- assinado e datado 2014 no canto inferior direito.
Vik Muniz
Vik Muniz
Medusa Marinara - Prato de porcelana - ed.2700 - medindo 31,8cm de diâmetro.
Vik Muniz
Vik Muniz
Menestrel - digital C print - edição de 6 com 4 PAs - medindo 180,3x228,6cm.- 2008. (Catalogado no raisonee do artista, vol.2 - pág.614).